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10 02 20
Descubra como o Inbound Marketing pode fazer sua indústria faturar muito mais

Com a transformação digital batendo à porta da sua indústria, certamente, muita coisa passa a mudar e evoluir. Processos que se automatizam totalmente, análises e gestão feitas de forma precisa e uma comercialização 100% online são algumas das revoluções que devem impactar seus negócios em breve. E isso não seria diferente com o marketing da sua empresa. Pois o Inbound Marketing, ou marketing de atração, chegou para ficar. Afinal, ele é umas das alternativas mais eficientes também para a indústria nessa era de alta conectividade. 


Em primeiro lugar, isso aconteceu por que a tecnologia facilitou o acesso à internet e popularizou a portabilidade dos computadores pessoais, como tablets, smartphones, laptops, smart TVs, smartwatch e outros dispositivos móveis. Assim ela expandiu o público que pode ser atingido pelas estratégias de marketing digital. Nesse contexto, o Inbound Marketing caiu como uma luva, já que se destaca pelo seu maior diferencial: atrair o público por meio de conteúdos relevantes ao invés de interrompê-lo para tentar persuadi-lo a comprar. 


Sim, o Inbound Marketing usa o interesse do público para que ele venha até sua empresa, blog ou site. Nada é muito forçado e tudo deve acontecer de forma natural sem apelos que possam cansar e afastar um possível cliente. Ser interessante conta mais do que ser vendedor. Pois é assim que ficamos mais à vontade para aceitar informações e comprar o que é sugerido. Isso sem falar que é por meio da naturalidade que expressamos o que sentimos sobre determinada marca. Por isso, o processo do Inbound Marketing é muito diferente do convencional.


Dividido em 4 fases, esse processo precisa: 

  1. Atrair tráfego para os canais digitais da sua indústria por meio de conteúdo relevante e transformar estranhos em visitantes regulares;

  2. Converter o máximo de visitantes em leads, ou oportunidades reais de venda;

  3. Vender usando mais conteúdo relevante, que revele qual público está pronto para comprar;

  4. Encantar o cliente para que ele promova sua marca e atraia outros clientes ao seu negócio.


Todas essas etapas são diretamente ligadas a uma jornada de compra, ou funil de vendas, que exige conteúdos diferentes para levar cada pessoa do público-alvo a um nível mais próximo da ação de compra. É aí que as vantagens para o setor industrial ficam muito mais interessantes, pois, além de diminuir os custos, é possível mensurar, com precisão e assertividade, o público atingido e os resultados alcançados após a realização de uma campanha digital. É possível conhecer todas as ações e interesses do seu público dentro da sua estratégia.


Com tantos dados a sua disposição, é possível medir o retorno exato de cada investimento (ROI), além de mensurar a taxa de conversão de leads que se tornaram clientes, bem como a taxa de conversão exata de cada etapa da jornada de compra. É possível também saber a proporção entre o CLV (Valor Vitalício do Cliente) e o CAC (Custo de Aquisição por cliente), já que o essencial para as finanças da sua indústria é que o CAC seja muito menor que o CLV. 


Tudo isso sem falar que sua empresa pode ficar bem mais próxima do público-alvo a fim de obter avaliações sinceras que podem ser usadas em suas estratégias de marketing e comunicação. É o que acontece no Net Promoter Score, que mede a satisfação dos seus clientes por meio de uma pontuação de 0 a 10. Mais do que isso, é possível fazer seus clientes divulgarem sua indústria nas redes sociais e aplicativos de mensagens. 


Enfim, agora você já sabe como funciona o Inbound Marketing e já pode imaginar como essa estratégia é poderosa para aumentar as vendas, os negócios e o faturamento da sua indústria. Imagina se usar tudo isso aliado a uma campanha convencional para se inserir de vez no dia a dia do seu público. Vai ser impossível não fechar negócio com você. Então lembre-se: qualquer dúvida ou vontade de investir no marketing da sua empresa, estamos aqui para dar aquela Ultra-ajuda.